Raízes são utilizadas há milhares de anos na alimentação de seres humanos. Os principais relatos históricos do uso desse tipo de alimento são provenientes do oriente, principalmente de países como China e Japão. Felizmente, esse saudável costume atravessou todo o planeta e chegou até nós, para que possamos usufruir de seus efeitos benéficos.

Quando se fala em raízes, as mais conhecidas e consequentemente utilizados por aqui são o gengibre e açafrão, dois tipos de radículas comestíveis que deveriam se fazer presentes na rotina alimentar de todas as pessoas.

No artigo de hoje falaremos sobre o poder dessas raízes sob a nossa saúde.

Gengibre

O gengibre é proveniente do sul do continente asiático e chegou a Europa através do comércio de especiarias. Foram os espanhóis que trouxeram essa poderosa raiz para a América do Sul, como o intuito de torná-la mais acessível. Desde então, esse alimento se tornou famoso e amplamente consumido por conta de seu sabor e suas propriedades medicinais.

Propriedades do Gengibre

A mais famosa propriedade do gengibre, é o gingerol. Uma substância ativa responsável pelo sabor e odor característicos dessa poderosa raiz, além é claro, de seus efeitos benéficos no organismo.

Além esse composto, o gengibre também possui em sua composição magnésio, folato, potássio, cálcio e também vitamina B6, o que o torna um alimento extremamente poderoso.

Benefícios de Gengibre

Os principais benefícios do gengibre são:

Açafrão

O açafrão também é chamado de açafrão da terra, cúrcuma, açafrão da índia ou simplesmente gengibre amarelo. Embora existam muitos tipos de açafrão, o que consumidos é proveniente da cúrcuma longa, uma raiz utilizada há milênios no oriente médio e Ásia.

Há relatos médicos que demonstram que essa poderosa raiz era utilizada na medicina tradicional chinesa como fitoterápico de grande poder.

Propriedades do açafrão

Dentre as principais nutrientes presentes no açafrão, podemos citar o potássio, vitamina C, vitamina B6, ferro, cálcio, magnésio e principalmente a curcumina. A curcumina é um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória responsável pela coloração e sabor dessa incrível raiz.

Benefícios do açafrão

Os principais efeitos benéficos do açafrão são:

Formas de consumo são iguais

Pelo fato de ambas as raízes serem “parentes” suas formas de consumo se dão da mesma forma.  É possível consumir o gengibre e o açafrão in natura, podendo ser utilizados como temperos ou para o preparo de chás. Além disso, também é possível consumi-los sob a forma de pó, para o preparo de sucos ou demais preparações culinárias e para quem não gosta do sabor, mas deseja obter os benefícios, eles também são encontrados no interior de cápsulas.

Atenção a quantidade

Embora sejam alimentos totalmente naturais, a recomendação é de não se abusar nas doses. Quando ingerido sob a forma de pó ou cápsulas, a recomendação é de cerca de 5 gramas diárias. Já quando o consumo se der in natura, a indicação é de que se façam uso apenas de duas rodelas.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Por serem alimentos funcionais, tanto o gengibre quanto o açafrão possuem as mesmas contraindicações.

Diabéticos, hipertensos, pessoas com distúrbios de coagulação, ou biliares, mulheres grávidas e lactantes, devem conversar com seus médicos de confiança antes de fazerem uso de ambas as raízes.

Os efeitos colaterais descritos na literatura para o consumo de açafrão e gengibre são raros e só costumam aparecer quando são consumidos em doses muito altas, podendo os consumidores apresentarem diarreia, flatulência, azia ou então irritação na mucosa oral.

Depois de conhecer tudo sobre essas raízes que tal mergulhar de vez no universo da nutrição funcional e colher todos os benefícios? Em nossa loja online você encontra uma gama de ingredientes e alimentos preparados com muito amor, carinho e sabor, visando principalmente sua saúde. Para isso, basta clicar aqui e se deliciar com nossas opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.