Felizmente é cada vez maior a busca das pessoas por uma alimentação saudável e nutritiva. Recentemente pesquisas mostraram que a mudança de hábitos alimentares das pessoas abalou as gigantes dos alimentos, trazendo déficit em seus lucros e dificuldades de alavancar os negócios. Embora seja uma notícia positiva é preciso ter calma e continuar a levantar a bandeira de uma alimentação saudável e de uma nutrição funcional.

Hoje vamos falar o que é uma alimentação ou nutrição funcional. Se você possui dúvidas sobre o tema, então não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

Antes de mais nada, o que é um alimento funcional?

Se você deseja se alimentar de maneira funcional, é preciso, antes de mais nada, saber o que é um alimento funcional. Então vamos te explicar.

De acordo com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um alimento funcional é aquele que além de atuar de maneira nutricional básica, ou seja, de nutrir seu consumidor, também irá conferir efeitos específicos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo.

As propriedades relacionadas às ações funcionais de alguns alimentos podem ser provenientes de constituintes presentes naturalmente em suas composições, como é o caso  de vitaminas dos mais variados tipos, como Vitamina A, C e E, além de compostos fitoquímicos como betacaroteno, catequinas específicas, curcumina, ácidos graxos do tipo ômega 3 e até mesmo a simples presença de fibras solúveis e insolúveis.

Todos esses componentes presentes nos alimentos, quando consumidos de maneira periódica e constante podem auxiliar na prevenção, controle ou remissão de doenças, potencializar o desempenho físico ou até mesmo promover melhora do bem-estar físico de maneira generalizada.

Exemplos de alimentos funcionais

Depois dessa explicação sobre alimentos funcionais, você deve estar se perguntando, ok, mas quais alimentos podem ser considerados portadores de funções específicas no organismo humano?

Muitos alimentos são considerados funcionais, separamos uma lista contendo os mais conhecidos:

Definição de alimentação ou nutrição funcional

Depois de explicarmos o que um alimento funcional, fica fácil imaginar o que é uma alimentação ou nutrição funcional.

Podemos definir essa forma de alimentação como aquela que contém a presença de alimentos frescos, naturais e propriedades funcionais. Diferente do que muita gente pode acreditar, uma refeição é capaz de fornecer mais do que sabores, aromas e consistências agradáveis ao paladar, olfato e visão (afinal, também comemos com os olhos).

Exemplo de uma alimentação funcional

Como forma de exemplificar de maneira prática, montamos um cardápio qualitativo totalmente funcional, ou seja, que alimenta e traz muitos outros benefícios. Com a nutrição funcional, hoje em dia podemos repaginar a forma de consumir os alimentos. confira:

Café de manhã

Lanche da manhã

Almoço

Lanche da tarde

Jantar

Ceia

Se alimentar de maneira funcional é mais simples do que muita gente imagina. Basta você buscar as melhores opções e combinar os alimentos funcionais a uma vida equilibrada e hábitos saudáveis. Comece agora mesmo e colha todos os benefícios. 

E se você precisa de ajuda para organizar e melhorar a sua alimentação, a Naturália é uma cozinha funcional inclusiva, que tem como principal objetivo, oferecer alimentos preparados com técnicas gastronômicas que valorizem a preferência de cada cliente, mas sem deixar de lado o sabor dos alimentos e o apelo saudável.

Valorizamos acima de tudo a integralidade da matéria prima, optando sempre que possível pela utilização de alimentos orgânicos.

Além da produção de alimentos artesanais, também são oferecidos planos de alimentação exclusivos, capazes de preencher suas refeições da maneira mais saudável possível de forma prática.

Acesse nosso site e conheça mais os nossos produtos e planos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.