Quem nunca viu um profissional da saúde orientando o consumo de fibras?? Pois então, no artigo de hoje, vamos falar sobre os diferentes tipos de fibras alimentares, os seus benefícios à saúde, além dos cuidados necessários que devem incluir seu consumo.

Quer saber mais? Basta continuar a sua leitura!

O que são fibras alimentares?

As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais) que resistem ao processo de digestão, ou seja, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino grosso inalteradas. Também não têm valor nutritivo, nem energético (não têm calorias). Então, para que servem? Logo, falaremos dos benefícios.

Diferentes tipos de fibras alimentares

Existem basicamente dois tipos distintos de fibras alimentares – as fibras solúveis e as fibras insolúveis. Vamos mostrar agora, a diferença entre cada uma delas.

Fibras solúveis

As fibras solúveis apresentam alta capacidade de retenção de hídrica. Isso faz com que ao serem consumidas, elas formem uma espécie de gel no trato digestório, promovendo grande sensação de saciedade, além de trazer controle de glicemia do sangue. São encontradas nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas sementes, nos farelos (aveia, cevada, arroz), nas frutas e hortaliças (cenoura, batata).

Fibras insolúveis

Já as fibras insolúveis são parte de estrutura de células vegetais, que não possuem capacidade de retenção hídrica, mas contribuem para formação de bolo fecal, otimizando o funcionamento intestinal como um todo. As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca, etc.) e as hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).

Benefícios das fibras alimentares

As fibras alimentares são capazes de prover uma série de benefícios a seus consumidores frequentes. Vamos citar agora, os principais efeitos que elas trazem à saúde.

1.Melhora da saúde intestinal

As fibras auxiliam na prevenção e tratamento da constipação. As fibras insolúveis aumentam o volume fecal, e estimula a motilidade do intestino, pelo processo de distensão do cólon.

Já as fibras solúveis, contribuem para captar água, e passam por um processo de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas no intestino.

2.Controle da glicose sangue

As fibras solúveis tornam o processo de carboidratos mais lento, evitando assim, picos de glicose e consequentemente alta liberação de insulina.

Quanto mais insulina o organismo produz, mais os órgãos se tornam resistente à ela. Quanto mais resistente o organismo se torna à insulina, maiores são as chances de desenvolvimento de diabetes tipo 2. As fibras não só previnem, como conseguem amenizar essa patologia.

3.Favorece a perda de peso

Fibras alimentares estimulam a sensação de saciedade. Refeições ricas em fibras são digeridas de maneira mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico. Assim, promovem um senso maior de saciedade, o que resulta em menor ingestão alimentar, o que favorece de maneira automática a perda de peso.

4.Controle do colesterol

Fibras insolúveis, quando ingeridas formam uma espécie de gel no intestino delgado que altera absorção de gorduras pelo organismo. Além disso, a fermentação de fibras solúveis, gera componentes como butirato, um ácido graxo de cadeia curta que diminui a síntese de colesterol no fígado. Com isso, há um controle dos níveis de colesterol no organismo.

5.Potencializa o funcionamento do sistema imune

As fibras solúveis funcionam como energia para as células intestinais, enquanto as fibras insolúveis fermentadas se convertem em nutrientes para a proliferação de bactérias intestinais benéficas.

Com mais energia e maior comunidade bacteriana de qualidade, o crescimento de bactérias patogênicas é inibido, o que fortalece o funcionamento do sistema imunológico, garantido proteção contra agentes invasores.

Quantidade recomendada de fibras alimentares

A recomendação diária de fibras gira em torno de 25 a 35 gramas diárias. Dessa quantidade, 70% deve ser insolúvel e 30% solúvel. Caso essa quantidade não seja atingida, é possível fazer uso de suplementos, mas somente através de prescrição profissional.

Potencializando a ação das fibras alimentares

Tão importante quanto a ingestão de fibras alimentares é o consumo de água de forma conjunta à essas fibras. Consumir a quantidade recomenda sem que haja ingestão e água pode causar uma série de danos à saúde, tais como constipação intestinal, formação de gases e cólicas.

Por isso, ao consumir fibras, consuma de maneira conjunta grandes quantidades de água.

Naturália preconiza o uso de fibras alimentares em seus preparos

As fibras alimentares são conhecidas como ingredientes funcionais, pois além de nutrir, trazem todos os benefícios que citamos aqui.

Com o intuito de cozinha funcional, nós da Naturália usamos fibras solúveis e insolúveis em nossos preparos, para que nossos produtos sejam saborosos e ao mesmo tempo saudáveis.

Uma ótima forma de ingerir fibras alimentares, é consumir nossos produtos, sabia?

Que tal adicionar mais saúde e sabor à sua rotina alimentar? Para isso, basta incluir nossos produtos em sua rotina e colher todos os benefícios.

Para conhecer nossos produtos, basta acessar esse link e escolher os seus favoritos. Ser saudável nunca foi tão fácil e gostoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.