Cozinhar é uma verdadeira química e por trás desse gesto de amor e carinho sempre há uma base sólida e necessária: A farinha. Se levarmos em conta a grande variedade de preparos culinários existentes, a maioria deles levam em sua composição esse crucial ingrediente, que tem como função primordial oferecer base e sustentação.

Na culinária popular, a farinha mais famosa que existe é a farinha de trigo. Entretanto, com o aumento do acesso à informação e melhorias nas técnicas de produção, hoje já é possível encontrar uma grande diversidade desse ingrediente para as mais variadas práticas culinárias e gastronômicas.

No conteúdo de hoje vamos falar sobre diferentes tipos de farinhas e suas peculiaridades.

Farinha de banana verde

A farinha de banana verde é um ingrediente que vem chamando atenção há algum tempo. Isso pelo fato de sua colaboração para promoção de saúde. Seu alto teor de fibras garante baixos índices glicêmicos, além de estimular o equilíbrio da flora bacteriana intestinal, sendo uma ótima opção para o preparo de bolos, doces e vitaminas para pacientes diabéticos ou que possuem algum tipo de inflamação intestinal.

Farinha de amêndoas

A farinha de amêndoas também vem ganhando cada vez mais espaço por conta de seu alto teor de gorduras benéficas e presença de vitamina E. Sua composição garante controle dos níveis de colesterol e triglicérides, trazendo melhora da saúde cardiovascular de seus consumidores. Ela é uma excelente substituta de farinhas brancas para empanar frangos e peixes, fazer almôndegas, panquecas, biscoitos e bolos.

Farinha de berinjela

A farinha de berinjela proporciona aos seus consumidores o mesmo benefício do vegetal. Esse ingrediente é amplamente consumido por quem deseja manter os níveis de açúcar e gordura no sangue baixos. Essa farinha, é um tanto quanto versátil e pode ser combinada com outras farinhas na hora de incrementar ou potencializar algum preparo culinário. Além disso, ela pode ser utilizada in natura como forma de acompanhamento, como em saladas de frutas ou iogurtes caseiros.

Farinha de linhaça

A farinha de linhaça é outra que vem ganhando fama por seu sabor e benefícios à saúde. Repleta de gorduras de qualidade do tipo ômega 3, ela pode proporcionar aumento nos níveis do colesterol bom, o HDL, além de prevenir, amenizar ou controlar problemas de ordem neurológica, como o Mal de Alzheimer ou então o Mal de Parkinson, por exemplo. Essa farinha, é amplamente utilizada no preparo de pães e bolos, além de servir como acompanhamento de saladas folhosas.

Farinha de coco

A farinha de coco conquistou um grande número de pessoas por conta de dois fatores distintos: Seu sabor e seus benefícios. Como o nome sugere, essa iguaria é produzida diretamente a partir da polpa da fruta. Trata-se de um alimento rico em fibras, capaz de potencializar o funcionamento do sistema digestório e controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo uma ótima opção para preparos culinários destinados a diabéticos. A farinha de coco é uma ótima opção para o preparo de doces e bolos.

Farinha de aveia

A farinha de aveia também vem sendo amplamente utilizado pelo fato de ser fonte de fibras, vitaminas, minerais e principalmente proteína. Responsável pelo bom funcionamento do intestino, redução dos níveis de colesterol e oferta de saciedade, ela é uma ótima opção para quem busca fazer pães ou bolos com texturas diferentes.

Farinha de arroz

Embora seja amplamente conhecida, a farinha de arroz caiu no esquecimento durante algum tempo, mas está voltando à moda pelo fato de ser isenta de glúten, podendo assim ser utilizada e consequentemente consumida por pessoas que possuem intolerância à essa proteína ou então são portadoras de doença celíaca. O grande benefício da farinha de arroz nesses casos é que os resultados das preparações culinárias com elas ficam muito semelhantes à farinha de trigo convencional, sendo considerada assim, uma ótima opção alternativa.

Aqui na Naturália você pode encontrar receitas especiais e funcionais preparadas com todas elas. Dessa forma você potencializa sua saúde e descobre novos sabores ao mesmo.

Se você não conhecia esses diferentes tipos de farinhas e suas peculiaridades e se encantou com as informações que acabamos de te mostrar, não guarde esses dados apenas para si mesmo(a). Compartilhe esses conteúdos em suas redes sociais e garanta conhecimento e saúde para seus amigos e familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.